Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

BIOS começará a perder terreno em 2011

Uma das coisas mais antigas existentes em um computador está com seus dias contados, a BIOS. Sigla para Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada e Saída) dará lugar a um novo padrão, mais eficiente, mais rápido, ideal para as modernas máquinas de hoje em dia. O substituto da BIOS é a UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que foi originalmente desenvolvido pela gigante Intel, mas nos dias atuais, tem evoluído para um padrão geral.

O maior problema da BIOS é o fato de ser praticamente o mesmo há cerca de 25 anos, e como não foi projetada para longa duração isso acaba prejudicando seu uso nas máquinas modernas. O novo padrão já é adotado por alguns fabricantes em alguns produtos, mas ainda é algo "tímido". Poucos sabem, ou dão o devido valor ao que a BIOS representa para o computador, pois ele está presente do momento em que ligamos a máquina até o instante em que o S.O. assuma o controle.
Segundo o fundador do maior Fórum de discussão sobre o novo padrão, Mark Doran, atualmente leva-se de 25 a 30 segundos do instante em que iniciamos o sistema até o Sistema Operacional ser carregado, e com o UEFI esse tempo não passará de alguns poucos segundos. Ainda com o novo padrão, o sistema poderá reconhecer discos de capacidades bem maiores, como 2TB. Mas o fato de acelerar e muito a inicialização do sistema é o grande fator que saltará aos olhos dos usuários.


[Adaptado livremente de:
http://www.hardware.com.br/noticias/2010-10/uefi-2011.html]

Nenhum comentário:

Postar um comentário